AUDITORIA EM CONDOMÍNIOS
Gestão de Condominios
“A falta de transparência resulta em desconfiança e um profundo sentimento de insegurança”. “Dalai Lama”
Você anda desconfiando da forma como a gestão do seu condomínio e o sindico vem tratando os recursos da cota condominial? Obras super faturadas? Falta de notas fiscais e recibos?
Esse sentimento quando direcionado para aquilo que é coisa pública, dinheiro público, vira um grande desafio e hoje vamos tratar do assunto.
Evite Riscos!
Saiba tudo o que aconteceu na em uma analise completa da Gestão Passada!
Quais os tipos de fraude e erros mais comuns na gestão de um condominio?
Na pratica qualquer serviço ou compra efetuada pelo condomínio é passível de fraude
o síndico pede uma porcentagem do valor de uma obra/serviço à empresa que irá executar o trabalho no condomínio. Muitas vezes, pode fazer isso com todas as empresas que oferecem orçamento.
Muitas vezes o gestor pode gastar, sem prévia autorização, um certo montante. Geralmente, esse valor é aprovado previamente em assembleia. Ter essa autonomia não é o problema. Só deve-se saber onde o dinheiro foi gasto. Muitos não conseguem comprovar via documento legal o pagamento de um determinando gasto.
Quando há diversas manutenções em locais como telhado, para-raios, canos subterrâneos cujo reparo sempre é feito de maneira emergencial (sem diversos orçamentos e sem prévia autorização assembleia)
Muitos condomínio tem uma secretaria e recebem valor em espécie, e um recibo e um carimbo, pronto! Aquele valor pode não estar indo para a conta do condomínio e sim para o pagamento de contas do responsável no atendimento. Quantas vezes você já deve ter visto condôminos que estão em dia, mas na realidade não estão? E como fazer para restituir isso? Esse numerário acaba não indo para a conta do condomínio e todos, inclusive você, perdem.
Auditoria preventiva
Ao menor sinal de que as coisa não vão bem, um grupo de moradores deve se mobilizar e pedir ajuda para combater possíveis desvios e atos de má gestão;
Essa solução pode ajudar você e seu condomínio a virar o jogo esse tipo de serviço pode não ser tão pesado para o condomínio, imagina você que cada morador colabore com 5 a 10 reais para ter essa prevenção?
“Até hoje, nunca pegamos um condomínio que não estivesse com pelo menos alguma coisa pequena errada. E um imposto atrasado já pode receber 20% de multa. Dependendo do valor, se ninguém checar e for atrás, isso vira uma bola de neve enorme para o condomínio
Como Funciona a Auditoria Preventiva em Condomínios?
Nossa equipe vai conferir e checar:
- Todas as contas do condomínio;
- A exatidão das notas fiscais e compara com o serviço prestado;
- Certifica dos pagamentos nas datas corretas;
- Quais condomínos realmente pagaram o seu condomínio;
- Entrega um relatório pericial/contábil de caráter oficial.
Analise de trabalho de campo;
Certificar se os valores são de mercado;
Situação Cadastral das empresas – senão são empresas fantasmas;
Síndico errou – e aí, como fica?
O que é possível fazer:
Processo via 3 formas:
Má fé ou má gestão?
Já a má gestão nem sempre é fruto de intenção, pode ser apenas desconhecimento. Deixar o condomínio sem AVCB pode ser considerado negligência e um sinal claro de má gestão, mas não pode ser considerada do de má fé se o síndico não sabia que precisava renovar o documento.
Mesmo não sendo intencional, a má gestão pode levar o síndico a perder o cargo e, dependendo do caso e comprovada a negligência, responder na justiça pelos seus atos.
Não se trata de colocar todos os síndicos no mesmo balaio de corrupção. Mas como citamos no começo da matéria, infelizmente, não basta ser honesto. Há que se transparecer honestidade também.
Confira aqui algumas boas práticas:
- Pequena prestação de contas mensal: todos os meses enviar, junto com o boleto, um resumo das contas do condomínio
- Plantão de dúvidas: estar disponível para conversar com os moradores pessoalmente, pelo menos duas vezes por mês, é fundamental.
- Comunicação periódica: um pequeno resumo todas as semanas, ou a cada quinze dias, mostrando o que está sendo feito no condomínio é uma ótima maneira de ser transparente.
- Aposte em novas ferramentas de comunicação: hoje há diversas ferramentas para facilitar a comunicação do síndico com os moradores.
- Conversas com o conselho: tão importante quanto estar disponível para a massa condominial é poder dirimir qualquer dúvida que os conselheiros tenham.
- Conversas com o conselho: tão importante quanto estar disponível para a massa condominial é poder dirimir qualquer dúvida que os conselheiros tenham.